A família base dos seguros

Tem seguro do carro? E da casa? Saúde e vida? Conheça a família base dos seguros que dá segurança à sua família!

Quer por questões de obrigatoriedade legal, quer por opção, os seguros são um serviço que faz parte da vida de todos nós. Sendo um serviço que permite salvaguardar a sua segurança, da sua família e dos seus bens, deve ser analisado com calma e ponderação, a fim de que contratualize as soluções mais adequadas e mais vantajosas. Neste artigo partilha-mos algumas dicas a ter em conta no momento de contratar um conjunto de apólices que podemos designar como a família base dos seguros.

🚗 Carro 🚗

Seguro obrigatório por Lei, faz parte do universo de seguros da maioria das pessoas que tem carro e o usam no seu dia a dia. Permite salvaguardar os danos causados ao próprio e a terceiros e dispõe ainda de coberturas opcionais de proteção ao condutor bastante vantajosas.

🏠 Casa 🏠

Com frequência após compra de um carro, surge posteriormente a compra ou aluguer de uma casa. Em casos em que se recorre a crédito à habitação o seguro do imóvel assume um caracter obrigatório, tal como quando falamos de apartamentos onde este pode ser exigido pelos condomínios. Para além do imóvel, pode e deve também segurar o recheio da sua casa, através de um seguro específico e ao qual pode acrescer coberturas adicionais de proteção para crianças e/ou animais de estimação.

👨‍⚕️ Saúde 👨‍⚕️

Costuma-se dizer que não tem preço, e como tal a saúde surge como uma vertente essencial da nossa vida que queremos ver salvaguardada. Os seguros de saúde pretendem garantir uma rede mais alargada, especializada e eficaz de serviços médicos. Com subprodutos específicos para áreas como a medicina dentária, estes seguros englobam um vasto leque de coberturas, serviços e parceiros.

❤ Vida ❤

Este tipo de seguro pode ser obrigatoriamente vinculado aos créditos à habitação ou não, no entanto as suas coberturas são bastante benéficas, por exemplo para jovens adultos com filhos menores, compromissos futuros ou créditos bancários. Para além das coberturas clássicas de morte ou invalidez, existem soluções que já contemplam outras coberturas como doenças graves ou subsídio diário por hospitalização.

🧩 Dicas Básicas para criar a família base dos seguros 🧩

Personalizar: O melhor seguro não é aquele que o seu amigo tem; é o que melhor se adequa às suas necessidades. Procure um Mediador que saiba adequar as propostas às suas necessidades e expetativas.

Simular: É a melhor forma de comparar coberturas e preços. Peça várias simulações e procure um Mediador que o saiba aconselhar sobre os benefícios de cada uma.

Poupar (tempo e dinheiro): Os serviços online e o pagamento por debito em conta são opções que o permitem poupar e agilizar o processo. Usufrua ao máximo delas.

Confiar: Os seguros em Portugal têm uma base genérica regulada pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF). Consequentemente existem coberturas transversais a todos os seguros, sendo que o que lhe poderão adicionar são coberturas extra. Procure aconselhamento profissional e rigoroso, para que saiba que tomou a melhor decisão.

Agilizar: Hoje em dia e cada vez mais não faz sentido perder tempo com deslocações e burocracias, dado que muitas vezes é possível agilizar pedidos de simulação, participações de sinistro entre outros via site e/ou email. Recorra a estes sistemas facilitadores.

Dica final: Um truque para conseguir o melhor de dois mundos: segurança e poupança, consiste muitas vezes em juntar todos os produtos numa só seguradora, beneficiando de descontos adicionais e serviços mais personalizados.