Seguro para Erasmus Fidelidade Go

seguro para erasmus fidelidade go

São muitas as motivações que levam os jovens a viajar para o estrangeiro em programas de aprendizagem, desenvolvimento pessoal, com o objectivo de fazer amigos e conhecer culturas diferentes. Mas também são confrontados com inúmeras experiências novas e responsabilidades para as quais ainda não estão preparados.

O seguro para erasmus Fidelidade GO funciona em qualquer parte do Mundo desde que seja fora do país da sua residência habitual. É um seguro temporário por um periodo certo e determinado no máximo de 366 dias e pode ser subscrito por pessoas com idades compreendidas entes os 14 e 74 (inclusive).

Este seguro garante aos estudantes a proteção necessária, com coberturas como morte ou invalidez permanente e despesas de funeral, responsabilidade civil incluindo danos em bens do senhorio, assistência médica, hospitalar e medicamentosa, repatriamento, imprevistos que possam acontecer durante a viagem com a bagagem, transportes e documentos, assistência no alojamento incluindo equipamentos eletrónicos e ainda proteção jurídica.

Prepara-mos um conteúdo detalhado sobre o seguro para erasmus Fidelidade Go que o vai esclarecer sobre esta solução, conheca-o abaixo.

ÍNDICE DO CONTEÚDO

O que é o seguro para erasmus Fidelidade GO?

É um seguro de viagem destinado aos jovens que vão estudar para o estrangeiro por períodos superiores a 90 dias.

São muitas as motivações que levam os jovens a viajar para fazer ERASMUS. Para além dos estudos, procuram desenvolvimento pessoal, conhecer outras pessoas e culturas, divertirem-se, serem donos das suas decisões…

Mas também são confrontados com inúmeras responsabilidades para as quais ainda não estão preparados – saem da sua zona de conforto, não podem contar com a proteção familiar, têm que saber conciliar o tempo para estudos e diversão e gerir o dinheiro para não faltar para as despesas essenciais.

Preocupações que podem surgir e que estão abrangidas pelo seguro

  • O que fazer em caso de doença ou acidente?
  • O que fazer em caso de perda de bagagem e/ou documentos ?
  • Como pagar prejuizos que possam ser causados a terceiros?
  • Como resolver divergências ou conflitos que possam surgir relacionados com os bens do senhorio?
  • Como ultrapassar problemas com equipamentos eletrónicos?

Inclui coberturas de Acidentes Pessoais, Responsabilidade Civil, Assistência às Pessoas e Proteção Jurídica.

Quadro 1 | Coberturas base e opcional

Descrição das coberturas base

  • Morte ou Invalidez Permanente por Acidente

Em caso de Morte da Pessoa Segura em consequência de acidente, a Fidelidade pagará o correspondente capital seguro aos beneficiários designados ou, na sua falta, aos herdeiros da Pessoa Segura. Em caso de Invalidez Permanente clinicamente constatada da Pessoa Segura em consequência de acidente, a Fidelidade pagará a parte do correspondente capital seguro, determinado pela aplicação da Tabela Nacional para Avaliação de Incapacidades Permanentes em Direito Civil. As indemnizações relativas a esta cobertura não são cumuláveis, pelo que, se a Pessoa Segura vier a falecer em consequência de acidente, à indemnização por Morte será deduzido o valor da indemnização por Invalidez Permanente, que lhe tenha sido paga relativamente ao mesmo acidente.


  • Despesas de Funeral por Acidente

Esta cobertura do seguro para erasmus Fidelidade GO garante em caso de morte da Pessoa Segura, o reembolso das Despesas de Funeral até ao limite do capital seguro, nela se incluindo a trasladação, entendendo-se como tal o transporte do corpo do local da morte até ao local do funeral da Pessoa Segura.


  • Bagagem não Acompanhada

Cobre, até ao limite estabelecido, uma indemnização em caso de extravio, perda ou dano causado às roupas e objetos de uso pessoal da Pessoa Segura, transportados em malas, sacos ou outros volumes devidamente acondicionados e entregues à responsabilidade de uma empresa transportadora, ocorrido no decurso de uma viagem efetuada pela Pessoa Segura.


  • Cancelamento ou redução de viagem

Esta cobertura do seguro para erasmus Fidelidade GO garante, até ao limite estabelecido, o reembolso das despesas em consequência do cancelamento da viagem ou da redução do período inicialmente previsto para esta, desde que esse montante não possa ser devolvido por quem o recebeu. Esta garantia funcionará quando o cancelamento ou redução da viagem sejam consequência de:

    • Ferimento acidental, doença ou morte da Pessoa Segura ou de algum dos membros do seu agregado familiar, ou da pessoa que a acompanhe na viagem. Para efeitos desta cobertura considera-se ferimento acidental ou doença, todo aquele que obrigue a internamento hospitalar ou à prestação de cuidados permanentes por terceira pessoa;
    • Imposição de quarentena à Pessoa Segura;
    • Exercício de funções de jurado ou de testemunha obrigada a depor em processo judicial em datas que que não pudessem ser conhecidas da Pessoa Segura no momento da realização da despesa e que coincidam com a realização da viagem;
    • Danos na residência ou no local de trabalho da Pessoa Segura, quando esta trabalhe por conta própria, que o torne inutilizável, em consequência de incêndio, inundação, furto, roubo ou outra causa acidental;
    • Atos praticados por qualquer autoridade pública, independentemente da sua legitimidade.

  • Despesas por interrupção de viagem

Esta  cobertura  do seguro para erasmus Fidelidade GO garante,  até  ao  limite  estabelecido,  o  reembolso  das  despesas  suplementares  pagas, nomeadamente,  com  alimentação,  alojamento,  vestuário  e  artigos  de  higiene,  em  consequência  da interrupção da viagem inicialmente prevista, desde que o valor a ser devolvido por quem provocou a interrupção da viagem não seja suficiente para cobrir as despesas efetuadas.


  • Despesas por atraso da transportadora

Esta cobertura do seguro para erasmus Fidelidade GO garante, até ao limite estabelecido, o reembolso das despesas pagas pelo Tomador do Seguro ou pela Pessoa Segura nomeadamente, com alimentação, vestuário e artigos de higiene, em consequência do atraso da viagem inicialmente prevista (partida ou regresso), ou da receção da bagagem, desde que esse atraso seja superior a 6 horas. Tratando-se de um atraso superior a 24 horas, a Pessoa Segura poderá optar pelo cancelamento da viagem com direito ao recebimento do custo da viagem, até ao limite fixado para esta cobertura.


  • Responsabilidade Civil

Esta cobertura do seguro para erasmus Fidelidade GO garante o pagamento de uma indemnização, até ao limite fixado nas Condições Particulares, por danos corporais e/ou materiais causados a terceiros no âmbito da sua vida privada e no decurso da viagem.

Os danos em bens do senhorio onde a Pessoa Segura estiver alojada serão pagos até ao sublimite de 500€.


  • Assistência às pessoas e proteção juridíca

Esta cobertura do seguro para erasmus Fidelidade GO garante, até aos limites fixados no Quadro 2 – Assistência às Pessoas e Proteção Jurídica, e conforme o plano escolhido pela Pessoa Segura, a prestação de serviços de Assistência e Proteção Jurídica a qualquer das Pessoas Seguras que se encontre a estudar fora do país da sua residência habitual.

Para poderem beneficiar das coberturas de assistência, as pessoas seguras têm de solicitar previamente a intervenção do Serviço de Assistência da Fidelidade Assistance, desde que relativo a sinistros ocorridos durante o período que estejam a estudar fora do país da residência habitual.

Descrição da cobertura opcional

  • Bagagem acompanhada

O seguro para erasmus Fidelidade GO cobre, até ao limite estabelecido, danos causados à bagagem pessoal da pessoa segura no decurso de uma viagem, estando os bens à sua guarda e responsabilidade, e desde que resultantes de:

    • Quebra, amolgamento e torção;
    • Furto ou roubo, tentado ou consumado;
    • Incêndio, queda de raio ou explosão;
    • Cataclismos da Natureza (Tempestades, Inundações e Fenómenos Sísmicos);
    • Greves, Tumultos e Alterações da Ordem Pública, salvo se a Pessoa Segura participar em tais atos;
    • Atos de Vandalismo.

Esta cobertura implica a discriminação da bagagem.

Quadro 2 | Garantias da cobertura de Assistência às Pessoas
e Proteção Juridíca

Descrição das garantias de Assistência às Pessoas
e Proteção Juridíca

A. Assistência Médica

    • Aconselhamento médico

Em caso de acidente ou doença aguda, a Pessoa Segura deverá contactar previamente o Serviço de Assistência, o qual disponibilizará o contacto com um médico para aconselhamento, via Skype ou FaceTime. Envio de Medicamentos ao domicílio O Serviço de Assistência garante a entrega dos medicamentos prescritos por médico ou indispensáveis e de uso habitual pela Pessoa Segura, desde que não existam no local onde a mesma se encontre. Apenas estão garantidas as despesas de transporte, sendo o custo com a aquisição dos mesmos da responsabilidade da Pessoa Segura.

    • Envio de Médico ao domicílio
Em caso de acidente ou doença aguda, o Serviço de Assistência assegurará a visita de um médico à residência onde a Pessoa Segura se encontre, sendo os honorários da respetiva consulta médica da responsabilidade do Segurador com exceção da franquia por evento.
    • Transporte de Urgência
Sempre que o estado de saúde da Pessoa Segura o justifique e segundo prescrição médica, o Serviço de Assistência assegurará o transporte da Pessoa Segura até à unidade de saúde adequada à situação clínica da Pessoa Segura.
    • Despesas Médicas de Internamento Hospitalar
Em caso de acidente ou doença aguda, o Serviço de Assistência pagará, por conta da Fidelidade, as despesas médicas e cirúrgicas e relativas a internamento hospitalar, até ao máximo previsto no quadro de garantias.
    • Despesas Médicas em Regime Ambulatório
Em caso de acidente ou doença aguda, o Serviço de Assistência pagará, por conta da Fidelidade, com exceção da respetiva franquia por evento, as despesas médicas em regime ambulatório até ao máximo previsto no quadro de garantias.
    • Despesas Médicas de Estomatologia
Em caso de acidente ou doença aguda, o Serviço de Assistência pagará, por conta do Segurador, com exceção da respetiva franquia por evento, as despesas médicas de estomatologia até ao máximo previsto no quadro de garantias.
    • Controlo da Evolução do Estado de Saúde
Sempre que a Pessoa Segura seja hospitalizada, a equipa médica do Segurador estabelecerá contacto com o médico responsável e informará a família sobre a evolução do seu estado de saúde, se assim for solicitado.
    • Informação Geral de Saúde
Caso a Pessoa Segura necessite de tratamento médico, o Serviço de Assistência informará as moradas doshospitais ou outras instituições de saúde localizadas na região.
    • Transporte e Marcação de Tratamentos, Consultas e Exames
O Serviço de Assistência, mediante prescrição médica procederá à marcação, organização e transporte adequado às necessidades da Pessoa Segura, nomeadamente, para consultas médicas, exames médicos e tratamentos diversos. 
    • Acompanhamento da Pessoa Segura Hospitalizada
Em caso de hospitalização da Pessoa Segura, que se preveja de duração superior a 5 dias, e quando não se encontre no local um membro do seu agregado familiar que o possa acompanhar, o Segurador, por intermédio dos Serviços de Assistência, suportará as despesas de transporte de ida e volta de um familiar para junto dela, no meio de transporte coletivo mais adequado, bem como despesas de estadia num hotel, até ao máximo previsto no quadro de garantias.
    • Acompanhamento da Pessoa Segura no Domicílio
Em caso de lesão corporal incapacitante decorrente de acidente ou doença aguda, que determine, por prescrição médica, a necessidade da Pessoa Segura permanecer em convalescença na sua residência habitual, após hospitalização e não seja acionada a garantia constante da cobertura Acompanhamento da Pessoa Segura Hospitalizada, o Serviço de Assistência disponibilizará os serviços de uma governanta, durante o período de convalescença da Pessoa Segura, na sua residência habitual até ao máximo previstono quadro de garantias.
    • Repatriamento ou Transporte Sanitário por Acidente ou Doença

Em caso de acidente ou doença declarada da Pessoa Segura, com internamento previsto mais de 5 dias, se a Pessoa Segura optar por regressar ao País da sua residência habitual indicada na Apólice e o seu estado de saúde o permita (de acordo com a prescrição do médico assistente e da equipa médica do Segurador), o Serviço de Assistência providenciará o seu repatriamento.

    • Repatriamento em caso de Morte

Em caso de morte da Pessoa Segura, o Serviço de Assistência suportará as despesas com todas as formalidades a efetuar no local do falecimento, bem como as despesas de transporte do corpo até ao local de inumação ou cremação do país da residência habitual indicada na Apólice, até ao máximo previsto no quadro de garantias.

Quadro 2 continuação | Garantias da cobertura de Assistência às Pessoas e Proteção Juridíca

¹O limite máximo desta garantia é de 4.000 € por evento para o Plano 1, e 6.000 € para o Plano 2.

Descrição das garantias de Assistência às Pessoas
e Proteção Juridíca

B. Imprevistos de Estadia/Viagem

  • Adiantamento de Fundos

Sempre que, em consequência de perda, furto ou roubo de documentação a Pessoa Segura necessitar de fundos para fazer face a despesas do dia-a-dia ou para a viagem de regresso ao País de residência, a Fidelidade garantirá o adiantamento localmente, até ao limite previsto no quadro de garantias, para fazer face a essas despesas. Para beneficiar desta garantia, é necessário que previamente alguém transfira o valor do adiantamento para o Serviço de Assistência que o fará chegar à Pessoa Segura.

  • Regresso Antecipado da Pessoa Segura

Em caso de morte ou hospitalização urgente de um familiar em primeiro grau, ocorrida no País da residência indicada na Apólice e a Pessoa Segura se encontrar ausente em formação, o Serviço de Assistência pagará o custo de um bilhete de viagem de ida e volta em meio de transporte adequado, para que da Pessoa Segura possa antecipar o regresso à sua residência habitual e, posteriormente, retornar ao local onde se encontrava.

  • Perda de Documentação

Sempre que a Pessoa Segura esteja impedida de viajar por perda, furto ou roubo de passaporte ou cartão de cidadão, o Serviço de Assistência suportará, até ao limite máximo fixado no quadro de garantias, o pagamento das despesas inerentes à emissão de novo documento. Para beneficiar no entanto desta garantia, a Pessoa Segura terá de participar previamente o extravio, furto ou roubo dos documentos às autoridades locais e apresentar cópia dessa participação.

  • Perda de Ligações Aéreas

Em caso de perda de uma ligação entre dois voos devido a atrasos na chegada do avião, o Segurador garantirá à Pessoa Segura o pagamento de alojamento, até ao máximo previsto no quadro de garantias.

C. Assistência Tecnológica

O Serviço de Assistência do seguro para erasmus Fidelidade GO disponibiliza o acesso a um técnico qualificado para resolução de problemas que inviabilizem o bom funcionamento do equipamento (a nível dos sistemas operativos, aplicações ou hardware) e assim impeçam a sua normal e adequada utilização, bem como a obtenção de apoio preventivo e consultivo relativo a:

Configuração e parametrização dos sistemas operativos legais instalados, bem como de software legal adquirido pelo cliente;

    • Resolução de problemas na rede doméstica, incluindo alcance da rede sem fios;
    • Instalação, parametrização e deteção de problemas relativos a periféricos informáticos;
    • Otimização do sistema operativo e ambiente aplicacional;
    • Transferência de dados (contactos e media) entre dispositivos;
    • Sincronização de dados entre dispositivos e integração Cloud;
    • Parametrização de backups nos dispositivos e respetiva recuperação;
    • Recuperação “lógica” de informação;
    • Reparação de avarias internas a nível de hardware.
 

O serviço de assistência tecnológica do seguro para erasmus Fidelidade GO abrange os seguintes serviços:

  • Apoio Tecnológico Remoto

O Serviço de Assistência prestará às Pessoas Seguras, telefonicamente, suporte técnico de helpdesk a fim de identificar e resolver os problemas comunicados relativos ao funcionamento do equipamento. Sempre que se revele necessário e possível será prestado suporte técnico através de acesso remoto. Este serviço está disponível 24 horas por dia, todos os dias do ano.

  • Serviço Laboratorial

Sempre que se revele insuficiente o suporte técnico por apoio remoto e/ou estejamos perante uma situação de avaria interna, a resolução do problema será efetuada em laboratório. O Serviço de Assistência suportará o custo associado à reparação, quando exequível e tecnicamente adequada. Nos casos de não exequibilidade da reparação, o Serviço de Assistência fornecerá ao Cliente um relatório justificativo.

  • Send & Return

Sempre que a garantia referida na alínea anterior for acionada, o Serviço de Assistência assumirá os custos relativos ao envio do equipamento para o laboratório, bem como à devolução do mesmo à Pessoa Segura. Esta garantia abrange equipamentos de Linha Cinzenta (desktops, híbridos, laptops, tablets, surfaces, smartphones, scanners, impressoras), propriedade das Pessoas Seguras.

D. Serviços Adicionais de Assistência

  • Despesas de Alojamento

Sempre que a residência onde a Pessoa Segura resida fique inabitável devido a incêndio, raio, explosão, danos por água, inundação ou cataclismos de origem natural, o Serviço de Assistência garantirá as despesas de alojamento da Pessoa Segura, até ao limite previsto no quadro de garantias.

  • Envio de Profissionais

Com vista à reparação ou contenção de danos ou avarias súbitas e imprevisíveis ocorridos na residência da Pessoa Segura e consoante a situação reportada, o Serviço de Assistência enviará ao local, qualquer tipo de técnico. O Serviço de Assistência suportará apenas o custo da deslocação, sendo o custo dos serviços prestados suportados diretamente pela Pessoa Segura.

E. Proteção Juridíca

A Fidelidade Assistance suportará, dentro dos capitais seguros, as seguintes despesas:

    • Honorários e despesas de advogado para defender e representar a Pessoa Segura;
    • Custas judiciais inerentes a qualquer processo instaurado no âmbito das garantias da presente
      cobertura.

O pagamento das despesas abrangidas por esta cobertura do seguro para erasmus Fidelidade GO será efetuado após a conclusão do processo judicial, mediante entrega dos documentos justificativos e prévia apreciação e acordo da Fidelidade
Assistance.

  • Aconselhamento Jurídico

A Fidelidade Assistance disponibilizará o aconselhamento jurídico através de Advogado relativamente a litígios ocorridos no âmbito da vida privada da Pessoa Segura.

  • Defesa em Processo Penal

Sempre que a Pessoa Segura seja acusada da prática de um crime por negligência no âmbito da sua vida privada, a Proteção Jurídica suportará os honorários de Advogado para assegurar a sua defesa, até aos limites previstos na Apólice.

  • Reclamação de Danos

A Proteção Jurídica garantirá a reclamação extrajudicial, bem como o pagamento das despesas inerentes à reclamação judicial das indemnizações devidas às Pessoas Seguras ou seus herdeiros, em consequência de danos materiais e/ou lesões corporais ou morte da Pessoa Segura, no âmbito da sua vida privada, até ao máximo previsto na Apólice.

  • Defesa e Reclamação de Direitos

O seguro para erasmus Fidelidade GO Garantirá a defesa e reclamação de direitos da Pessoa Segura perante terceiros responsáveis, por factos:

    • De origem contratual

Reclamação extrajudicial, bem como o pagamento das despesas inerentes à reclamação judicial dos direitos da Pessoa Segura decorrentes de factos de origem contratual, relacionados exclusivamente com a sua vida privada. Estão no entanto excluídos quaisquer contratos de adesão, os bens móveis sujeitos a registo e contratos de prestação de serviço doméstico.

    • Relativos à habitação

A reclamação extrajudicial, bem como o pagamento de despesas inerentes à reclamação judicial perante terceiros responsáveis dos direitos da Pessoa Segura enquanto:

      • Arrendatário ou subarrendatário da residência habitual, no âmbito do contrato de arrendamento para habitação. Ficam no entanto excluídas os litígios decorrentes da falta de pagamento de rendas ou cumprimento de outras obrigações previstas nesse contrato;
      • Condómino, relativamente aos direitos decorrentes do regime da propriedade horizontal, nas suas relações com outros condóminos ou com a administração do condomínio, desde que a Pessoa Segura tenha a sua situação de condómino regularizada.

§ Único: A presente garantia não abrange ações de despejo e de preferência nem o incumprimento de quaisquer obrigações contratuais impostas à Pessoa Segura.

  • Adiantamento de Cauções Penais

No caso da Pessoa Segura ser acusada de um crime por negligência e ser exigida uma caução para garantir a sua liberdade provisória, a Proteção Jurídica adiantará esse valor, até ao máximo previsto na Apólice.

O adiantamento será a título de empréstimo, cabendo à Pessoa Segura a obrigação de reembolsar a Fidelidade Assistance, logo que o tribunal autorize o seu levantamento ou seja definitivo que não o devolverá.

O adiantamento de caução será titulado em declaração de dívida, assinada pela Pessoa Segura e entregue no momento da constituição da caução e o valor terá de ser reembolsado no período máximo de 3 meses a contar da data da sua constituição.

  • Peritagem médico-legal na avaliação do dano corporal

Existindo lesões corporais sofridas pela Pessoa Segura e sendo necessário para a instrução do processo judicial, a realização de uma peritagem médico-legal para avaliar a extensão dessas lesões, a Fidelidade Assistance suportará as despesas inerentes, até ao máximo previsto na Apólice.

  • Acompanhamento para prestar declarações

A Fidelidade Assistance suportará, até ao limite do valor seguro contratado, o pagamento dos Honorários de um Advogado, para acompanhar a Pessoa Segura, arguida em processo penal pela prática de um crime por negligência para prestar declarações perante autoridades policiais ou judiciais.

Extensões de cobertura

A pedido do tomador de seguro e mediante a cobrança do respetivo sobreprémio, traduzido num agravamento percentual do prémio correspondente à Pessoa Segura ao qual se faz a extensão de cobertura, podem ser contratadas as seguintes extensões de cobertura:

  • Utilização de veículos motorizados de 2/ 3 rodas e moto-quatro
  • Artes marciais
  • Paraquedismo, Queda Livre, Parapente e Asa Delta
  • Saltos ou saltos invertidos com mecanismos de suspensão
  • Equitação
  • Motonáutica e ski aquático
  • Desportos náuticos praticados sobre prancha
  • Descida de torrentes ou correntes
  • Mergulho com utilização de sistemas auxiliares de respiração
  • Caça submarina

Extensões de cobertura de aceitação condicionada

Embora sujeitas a consulta prévia aos serviços técnicos da Companhia, poderão ainda ser contratadas as seguintes extensões de cobertura no seguro para erasmus Fidelidade GO.

  1. Riscos de Guerra
  2. Atos de Terrorismo
  3. Contaminação Radioativa
  4. Prática profissional de desportos
  5. Prática amadora de desportos em competição
  6. Desportos terrestres motorizados
  7. Tauromaquia e largadas de touros ou rezes
  8. Caça de animais ferozes
  9. Alpinismo e escalada, “slide” ou “rappel”, espeleologia

As extensões de cobertura dos pontos 1, 2, 3 e 4 não são aplicáveis à cobertura de Assistência e Proteção Jurídica.

Exclusões

As coberturas associadas ao seguro para erasmus Fidelidade GO não estão isentas de exclusões, as exclusões aplicáveis constam da Informação Pré-Contratual respetiva (páginas 5 e 6).

Em caso de sinistro, o que devo fazer?

O Tomador do Seguro e a Pessoa Segura obrigam-se a:

  • Tomar providências para evitar o agravamento das consequências do acidente;
  • Participar o acidente à Fidelidade, por escrito no prazo máximo de 8 dias a contar da data da sua ocorrência;
  • Promover o envio até 8 dias após a Pessoa Segura ter sido clinicamente assistida, de uma declaração médica, donde conste a natureza e localização das lesões.

Os sinistros devem ser participados:

  • Ao abrigo das garantias de Assistência, o Cliente deverá:
    Contactar, a qualquer hora, a “FIDELIDADE ASSISTANCE”:
    • Telefone: 214 405 008 (No caso de se encontrar no estrangeiro a chamada será paga no destino, sendo o nº de telefone antecedido do indicativo 351).
    • Email: av.geral@fidelidade-assistance.pt

Estou interessado no seguro para erasmus Fidelidade GO
e pretendo uma simulação

Para que lhe possamos fazer uma simulação vamos necessitar de alguns dados, tem 2 opções:

1º opção – Atravês do link PEDIR SIMULAÇÃO preenche os elementos obrigatórios e no campo “Dados do seguro” coloca a seguinte informação: Data inicio e fim do erasmus e local.

2º opção – CONTATE-NOS e tenha consigo a seguinte informação: Data inicio e fim do erasmus e local.